PUBLICIDADES
ABUSO DE PODER BRASIL ELEIÇÕES EM FOCO EM DESTAQUE TSE ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ELEIÇÕES 2020 | Cuidado com propaganda eleitoral antecipada, multas de até 25 mil na lista de punições

(Last Updated On: 14 de janeiro de 2020)

Os abusadinhos sempre acham que nunca serão pegos pela Justiça Eleitoral.

ELEIÇÕES 2020 | Cuidado com propaganda eleitoral antecipada, multas de até 25 mil na lista de punições 48
Desde o dia 01/01, qualquer tipo de propaganda eleitoral antes de 16 de agosto é proibida.

O ano mal começou mas, aqui e ali, já se vê um adesivo de conotação eleitoral em um ou outro carro, ouvem-se frequentes conversas sobre quem já é candidato certo nessas eleições e quem sabe até um jingle na boca de alguém…

Mas, será que fazer pré-campanha é permitida a qualquer tempo? De qualquer jeito?

Não mesmo. Pra isso existe a lei 9.504/97 que trata sobre as regras específicas de pré-campanha.

Primeiramente, saiba que existe um calendário, no qual constam todos os prazos referentes aos atos da campanha eleitoral, que você pode ver AQUI.

ELEIÇÕES 2020 | Cuidado com propaganda eleitoral antecipada, multas de até 25 mil na lista de punições 49

Segundo o calendário, o período de propaganda eleitoral tem início em 16/08 e apenas a partir desta data é permitido pedir votos, fazer materiais gráficos (santinhos, adesivos, etc), utilizar números de campanha, organizar carreatas, passeatas, comícios, veicular propagada eleitoral na internet, fazer anúncios na mídia escrita, etc.

Mas por que essa data específica?

Ocorre que até esse momento a Justiça Eleitoral está recebendo e verificando os registros de candidaturas dos pré-candidatos.

Assim, a ideia é que todos os candidatos das eleições de 2020 tenham igualdade de recurso de tempo para realizarem suas campanhas.

Pois, uma vez que todas as candidaturas foram recebidas, todos terão o mesmo tempo para campanha eleitoral.

Não é só adesivo e santinho. Fazer propaganda de si mesmo pode ser considerada propaganda antecipada.

Veja bem, é legal e permitido ao pré-candidato exaltar suas qualidades pessoais. Contudo, é proibido fazer uso dessa exaltação para pedir votos.

Na verdade, pedir votos em qualquer momento da pré-campanha é proibido, contudo, muita gente pensa que pedir votos só é proibido se for por meio de adesivo ou através da mídia, o que não é verdade.

Assim diz o art. 36 da Lei nº 9.504/1997

Art. 36-A. Não configuram propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto, a menção à pretensa candidatura, a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos e os seguintes atos, que poderão ter cobertura dos meios de comunicação social, inclusive via internet”.
A proibição da propaganda antecipada é mais rigorosa do que se pensa.

Não se trata apenas de condutas evidentes, como colar adesivos, distribuir santinhos e postar divulgações na internet, o pré-candidato que exalta suas qualidades perante os potenciais eleitores com pedido de votos comete ato proibido.

É o típico discurso de “Meu pai sempre me ensinou a ser solidário, vote em mim para vereador e irei ajudar esse bairro” ou “Já trabalhei em “tal e tal” lugar, vote xxx para a melhor administração dessa cidade”.

E anote isso: nesse caso, NÃO é necessário expressamente pedir votos para caracterizar propaganda antecipada, bastando fique claro o dolo reiterado do pré-candidato de gerar uma comoção em torno dele.

A multa para quem pratica propaganda antecipada pode chegar até 25 mil reais

Segundo a Lei nº 9.504/1997, quem faz propaganda irregular está sujeito a uma multa altíssima, que varia de 5 mil até $25 mil reais.

E pior, caso a propaganda realizada tenha custado mais que o máximo da multa, o infrator pode se condenado a pagar o valor que gastou com a divulgação.

Se eu for multado, também terei a candidatura cancelada?

Não, uma vez que a ideia é que a propaganda antecipada ofende apenas a igualdade entre os candidatos e não propriamente o direito constitucional de candidatura.

Assim, o pré-candidato continua com o direito de concorrer às eleições.

Ressaltando-se que, a multa é aplicável tanto ao responsável pela campanha antecipada quanto ao pré-candidato beneficiário, exceto quando este não sabia da divulgação, o que deve ser provado.

Mesmo o pré-candidato que não concluir a candidatura está proibido de fazer propaganda antecipada.

Veja que mesmo o pré-candidato que não teve sua candidatura aprovada pela Justiça Eleitoral será responsabilizado pela conduta irregular.

Isso por que, como já dito acima, a ideia da lei não é sobre a candidatura em si, mas sobre a igualdade entre os candidatos.

Pois, uma vez que essa igualdade foi transgredida, a norma legal foi violada, gerando direito de punição pela Justiça. Logo, a conduta trapaceira será punida de qualquer forma.

Mas, afinal, o que o pré-candidato pode fazer de propaganda eleitoral?

Aqui estão os principais atos que o pré-candidato pode fazer na pré-campanha. Lembrando que em todos é proibido o pedido de voto.

  • · Como já dito, o pré-candidato pode exaltar, ou seja, se promover por meio de suas qualidades pessoais em público;
  • · Pode expor projetos que já fez em prol da sociedade ou que pretende por em prática
  • · Demonstrar seu posicionamento pessoal sobre questões políticas, inclusive na internet (sites, blogs, redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas);
  • · Pedir apoio político, seja por qualquer meio, moral ou mesmo seguidores nas redes sociais;
  • · Participação em entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na internet, inclusive com exposição de plataformas e projetos políticos, desde que respeitada a isonomia entre os diversos partidos;
  • · Divulgação de atos de parlamentares e debates legislativos;

FONTE: Willer Sousa Advogados

COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!
Seguir:

Danny Bueno

Diretor de Jornalismo em MatoGrossoAoVivo
Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É filiado à ABRAJI -Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)
ELEIÇÕES 2020 | Cuidado com propaganda eleitoral antecipada, multas de até 25 mil na lista de punições 50
Seguir:
(Visited 170 times, 1 visits today)
Anúncios
APOIE A INDEPENDÊNCIA DO SITE! DOANDO QUALQUER VALOR.
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Última chance de comentar!

“RAPIDINHAS”

Eu não posso mais ver um jovem de 14 , 15 anos assaltando e sendo violentado pela polícia. As vezes só por que roubou um celular

Condenado solto – Luiz Inácio Lula da Silva

“Eu não sou aliado do executivo, eu sou aliado da população que me confiaram.. vou estar aqui trabalhando para o bem população, para o bem do nosso município…”

Reinaldo de Souza (Lau – PSD) – Vereador de AF

“Com efeito, devidamente instruídos os autos, verifica-se a existência de irregularidades gravíssimas caracterizadoras de atos de improbidade administrativa, arquitetadas pelos acionados, que causaram prejuízo ao erário, bem assim engendraram ofensa aos princípios da administração pública…”

Antônio Fábio da Silva Marquezini – Juiz da 6ª Vara de Justiça/Alta Floresta

“Audiência Pública já… o caminho é esse, não tem outro, eu gostaria de contar com o nosso presidente… nós precisamos acabar com essa falta de respeito que essa empresa (Águas Alta Floresta), está tendo com essa Casa de leis e em especial com a população”

Luiz Carlos de Queiroz (MDB) – Vereador de AF.

Tem que fechar mesmo, por que não vemos por parte do município interesse em resolver a questão da poeira e do asfaltamento que nunca foi concluído”.

Mequiel Zacarias (PT) – Vereador de Alta Floresta

 

” A Prefeitura não tem condições de fiscalizar, vocês foram lá e filmaram a casa… Já determinei as providências ao Controle Interno do município, pra apurar por meio de uma auditoria e suspendi a licitação…”

Asiel Bezerra – Pref. de Alta Floresta

“Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder …”

Abraham Lincoln

PREVISÃO DO CLIMA

Tempo, 20 Setembro
Tempo em Alta Floresta booked.net
+45

Máx.: +46° Mín.: +28°

Humidade: 21%

Vento: NNE - 8 KPH

Tempo em Cuiabá
+40

Máx.: +42° Mín.: +31°

Humidade: 18%

Vento: NNW - 16 KPH

Tempo em Sinop
+48

Máx.: +48° Mín.: +26°

Humidade: 17%

Vento: NNW - 7 KPH

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

PUBLICIDADE

APOIAMOS ESTA CAUSA:

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

“BOMBANDO” NO TWITTER

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2020/2/22
06 18 30 33 38 45
Dupla Sena 2
2020/2/22
06 17 20 27 39 45
Quina
2020/2/22
14 22 34 49 77
LotoMania
2020/2/21
00 01 04 06 17 23 24 33 35 46 50 55 59 70 77 79 86 88 90 98
LotoFacil
2020/2/21
02 04 06 08 09 10 11 12 14 16 17 19 20 22 24
TimeMania
2020/2/22
01 06 09 17 26 39 66
error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */