fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

ALTA FLORESTA DENÚNCIAS MATO GROSSO OPINIÃO PÚBLICA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO | Vereador de Alta Floresta acusa Vigilância Sanitária de abuso de autoridade após ser conduzido até a delegacia

(Last Updated On: 12 de dezembro de 2021)

DENÚNCIA GRAVE – 

O fato se deu na tarde de Sábado (20/03), por volta das 15:00hs, enquanto o vereador conversava na calçada da esquina da Rua G-4, num bairro central de Alta Floresta.

As narrativas sobre o ocorrido não são muito distintas quando contadas pelas partes envolvidas, tanto a Vigilância Sanitária quanto o vereador prestaram Boletins de Ocorrência acusando-se mutuamente sobre supostos abusos exercidos por ambas as partes.

Segundo os comunicantes da Vigilância Sanitária, o vereador fez uma abordagem a equipe na intenção de “desacatar, obstruir e dificultar” a ação dos agentes, que estavam orientando os frequentadores de um estabelecimento comercial quanto ao Decreto Estadual, que previa a multa e detenção de pessoas que estivessem em estabelecimento comercial fora dos horários estabelecidos aos fins de semana, que aos Sábados e Domingos é estendidos até as 14:00hs.

Já o vereador Luciano Silva, acusou os agentes da Vigilância Sanitária de excessos junto a população, pois apesar do Decreto estadual determinar a autuação de estabelecimentos e pessoas, a forma como estava sendo feito não era apropriada, pois estavam agindo além do que determinava o decreto e que o direito constitucional de ir e vir está acima de qualquer outra norma legal, ainda mais se tratando de um decreto estadual, que não tem força de lei.

O vereador informou também que não fazia parte do grupo de 5 pessoas, abordado pela equipe da Vigilância Sanitária, mas, ao perceber os supostos abusos se dirigiu aos agentes na intenção apenas de indagá-los quanto aos dispositivos do Decreto, que não prevê a dispersão naquele horário e nem a proibição do consumo de bebidas alcoólicas a luz do dia.

A partir daí, começou um sessão contínua de troca de acusações sobre abusos de autoridades, e uma discussão aflorada entre as partes, aonde chefe da equipe de vigilância entrou em contato por telefone com o Coordenador Municipal da Vigilância Sanitária que orientou a equipe a conduzir o vereador e os demais envolvidos para a delegacia municipal na condição de infratores, por ter “obstruído e dificultado” o trabalho dos agentes da Vigilância Sanitária municipal.

Na frente da Delegacia Municipal de Polícia Civil, o vereador Luciano Silva gravou uma live para retratar a forma como foi conduzido e tratado pela equipe da Vigilância Sanitária de Alta Floresta, que segundo ele excedeu em suas funções de fiscalizar e desrespeitaram a norma constitucional da liberdade de ir e vir dos cidadãos alta-florestenses agindo fora do que realmente determina o decreto estadual.

EM SEU PERFIL DO FACEBOOK O VEREADOR PUBLICOU A SEGUINTE NOTA:

“Para quem está criticando, a minha resposta: Não é questão de achismo, mas de cumprimento de norma jurídica. Estávamos em três pessoas, ao ar livre, mantendo distanciamento e dentro do horário permitido.

O que fazíamos não estava em contrariedade com NENHUM decreto, muito menos contrário a lei.

A arbitrariedade consiste em insistir que deveríamos sair do local e irmos para nossas casa e isso sim foi descumprimento da lei, pois NENHUMA norma jurídica, seja ela lei ou decreto autoriza qualquer agente público a me obrigar a ficar em casa em um sábado 15 horas.

Pior, NENHUMA norma jurídica autoriza um agente público a conduzir uma pessoa para a delegacia que não esteja em desacordo com a norma jurídica, pelo contrário, a lei criminaliza esse agente, isso é abuso de autoridade.

O que estamos discutindo é a contrariedade da norma, pois não havia aglomeração e não estávamos na rua em horário proibido por decreto (típica situação de países COMUNISTAS).

NAO, REPITO, NAO vou deixar isso sem a devida resposta, pois em nenhum momento descumpri o que está tipificado em lei ou decreto e continuarei na defesa da lei.

Se alguém ACHAR que sua opinião está certa ou errada é seu direito, mas enquanto eu estiver cumprindo a lei não vou aceitar que agentes públicos tirem ideias de suas cabeças sem embasamento legal e prejudiquem a população.”

A PREFEITURA DE ALTA FLORESTA EMITIU NOTA DE REPÚDIO:

NOTA DE REPÚDIO
NOTA DE REPÚDIO

Infelizmente precisamos vir a público e expressar esta nota de repúdio, contra lideranças políticas que ainda não se sensibilizaram com o momento crítico que estamos vivendo, já passamos de 290 mil mortes no Brasil pelo Coronavírus incluindo muitos altaflorestenses.

O Executivo municipal vem criando várias frentes de trabalho, articulando com a iniciativa privada, ampliando leitos de UTI, equipamentos, contratação de profissionais da saúde e ampliando as estruturas físicas para melhorar e humanizar o atendimento nesse momento de pandemia.

Repudiamos todo e qualquer abuso de autoridade e agressão física e verbal contra as equipes que estão combatendo incansavelmente esse problema que nos assola.

Pedimos respeito para os profissionais, precisamos que a população nos ajude, a nossa luta precisa ser somente contra a COVID-19, não contra a ignorância e desinformação. O momento é de união.

Quando lemos comentários que a fiscalização precisa aumentar, a própria comunidade precisa ser fiscal de si mesma, jamais inflamar a população contra a fiscalização ou profissionais da linha de frente, que estão a um ano de pandemia, limitados as vezes, cansados, mas que todo dia saem de casa para dar o seu melhor, se expondo e infelizmente as vezes, sendo vítimas de hostilização.

Não é um momento fácil, mas o executivo municipal se coloca a disposição da sociedade e se solidariza com as famílias das vítimas que perderam seus entes queridos para a covid-19.

 

ASSISTA O VÍDEO PUBLICADO PELO VEREADOR EM SUAS REDES SOCIAIS:

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 671 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook