Tendo alcançado 6.965 votos em 2022, o terceiro suplente do PL, Rodrigo Zaeli assume a cadeira de Brunini após a morte de Amália Barros e ascensão de Nelson Barbudo.
Natural do Paraná, Rodrigo Lugli tem 48 anos, é empresário e ex-vereador de Rondonópolis, tentou o cargo em 2022 e não foi eleito. Ficou conhecido como Rodrigo da Zaeli, após viajar para vender mercadorias por diversos municípios.
Em Maio, a deputada federal Amália Barros (PL) morreu aos 39 anos por conta de um nódulo no pâncreas e o primeiro suplente, Nelson Barbudo, assumiu o cargo.
Abílio Brunini (PL) venceu o candidato Lúdio Cabral (PT) na disputa por votos neste Domingo (27/10), no segundo turno e é o novo prefeito de Cuiabá. O candidato bolsonarista é matematicamente eleito com um percentual de 90% votos. Abilio obteve 53,80% dos votos e Lúdio teve 46,20%.
Rodrigo Zaeli disse que dará continuidade ao trabalho do Abilio.
O que faz um deputado federal?
São eles os responsáveis por criar leis, sugerir alterações nas regras que já existem ou, então, propor o fim de determinadas leis. As propostas passam por votações em plenário (com participação de todos os parlamentares) e em comissões (grupos de deputados que tratam de temas específicos).
As propostas analisadas podem ser dos próprios deputados federais e também pelo poder Executivo, no caso, o Presidente da República e os ministros do governo federal. Os deputados, juntamente dos senadores (outra esfera do Poder Legislativo nacional), votam medidas provisórias editadas pelo governo federal.
Também é função dos deputados federais a fiscalização das medidas tomadas pelo presidente e seu governo, como discutir e votar o orçamento da União a cada ano e verificar se valores destinados para áreas específicas foram, ou não, aplicados como se deve.
Na votação da proposta orçamentária de cada ano, os deputados federais têm direito a emendas, que são verbas específicas para realização de obras específicas em seus estados e municípios.
- Lula anuncia proposta populista de transporte público gratuito aos fins de semana em todo o Brasil - 16 de outubro de 2026
- Mauro Mendes acusa governo Lula de prejudicar Mato Grosso e pede mais votos para Flávio Bolsonaro - 16 de outubro de 2026
- MP Eleitoral pede depoimentos e novas provas em ação que pode cassar candidaturas de Mauro e Virginia Mendes - 14 de outubro de 2026
↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓
↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓
Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) -









Assine o Canal










Adicionar comentário