fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suicídio em Mato Grosso

(Last Updated On: 24 de setembro de 2018)

Sandra Alves

As pessoas do sexo masculino são a maioria na relação de vítimas de suicídio, considerados homens e mulheres. A SESP, Secretaria de Estado e Segurança Pública, forneceu os dados com números dos suicídios em Mato Grosso de janeiro até agosto de 2018. São 79% de pessoas do sexo masculino e 21% feminino, de um total de 154 pessoas neste ano.
O tema do suicídio ganha especial destaque no mês de setembro, por ser dedicado à discussão de suas causas e principais formas de combate. Diversos dados têm sido discutidos em todo o país, mas é importante considerar a realidade local. O Estudo apresentado em Mato Grosso aborda o tempo da ocorrência, mês, dia da semana e faixa horária, bem como o perfil das vítimas, tais como o sexo e a faixa etária.
Num comparativo entre 2016, 2017 e 2018, verifica-se um aumento significativo no número de suicídios no Estado. Em 2016 foram 113 suicídios, em 2017 o número teve pequena alteração, caindo para 111. Já em 2018, apenas nos primeiros nove meses do ano, o número já alcança 154 casos, um aumento de 39%.
Maio de 2018 foi o mês que apresentou o maior número de casos, com 29 suicídios. Embora os números sejam bastante variáveis, considerando os últimos três anos analisados, os primeiros seis meses do ano tem índices mais elevados, com redução gradativa no segundo semestre.
O suicídio afeta diversas faixas etárias, sendo que em 2018 já tivemos 75 pessoas entre 35 e 64 anos; 9 pessoas de 12 a 17 anos; 23 pessoas de 18 a 24 anos e 15 pessoas de 30 a 34 anos. Essas pessoas utilizaram para retirar suas vidas armas brancas (1); afogamento (1); fogo (2); precipitação de lugar elevado (4); envenenamento (6); não informado (13); arma de fogo (20) e enforcamento foi o meio mais comum, com 107 casos.

“Não é possível discutir ou realizar um planejamento técnico, com definição e metas, sem conhecer a realidade mato-grossense neste tema”
Sandra Alves
As cidades que registraram casos no Estado foram Pedra Preta, Alto Araguaia, Marcelandia, Confresa, General Carneiro, Tesouro, Torixoréu, Terra Nova do Norte, Juscimeira, Paranaita, Jauru, Colniza, Planalto da Serra, Denise, Vale de São Domingos, São Pedro da Cipa, Pontes e Lacerda, Rosario Oeste, Ipiranga do Norte, Matupa, Santa Carmen, Rio Branco, Porto dos Gaúchos, Canarana, Nova Santa Helena, Guiratinga, Cotriguaçu, Campo Novo do Parecis e Reserva do Cabaçal, todas com um caso em cada uma. Aripuana, Campo Verde, Peixoto de Azevedo, Feliz Natal, Cáceres, Vila Rica, Mirassol D’Oeste, Barra do Bugres, Lucas do Rio Verde, Guaranta do Norte, Juara, Tangará da Serra, Nova Xavantina e Chapada dos Guimarães tiveram dois casos registrados em cada cidade.
Com três situações de suicídio vieram Poconé, Paranatinga, Ribeirão Cascalheira, Primavera do Leste, Colider, Barra do Garças e Água Boa. Juína, Poxoreu e Alta Floresta contaram com quatro casos. Os maiores números foram de Sorriso (7), Sinop (8), Rondonópolis (10), Várzea Grande (12) e Cuiabá (27).
Das informações constantes no levantamento feito pela SESP, o que é mais preocupante é a falta de informações sobre a motivação. Os dados apontam que 33 suicídios decorreram de depressão, 9 foram passionais, 4 relativos a transtornos psiquiátricos, 1 de problemas psicológicos e 107 não tiveram informação ou conclusão.
A questão do suicídio vem atingindo números crescentes no Estado e não temos informações sobre os reais motivos que conduzem as pessoas a retirarem suas próprias vidas. Não é possível discutir ou realizar um planejamento técnico, com definição e metas, sem conhecer a realidade mato-grossense neste tema. A princípio, se considerarmos o posicionamento da Organização Mundial de Saúde, mundialmente o suicídio é uma questão de saúde mental e neste contexto deve ser tratado.
Provavelmente, em Mato Grosso as pesquisas e estudos caminhem no mesmo sentido. Entretanto, fazer prevenção ao suicídio não é uma ação que possa partir de deduções. É preciso tratar o tema com mais indicadores e planejamento.
Sandra Cristina Alves é defensora pública do Estado, escritora e escreve exclusivamente neste Blog toda segunda (sandra_cristina_alves@hotmail.com) Suicídio em Mato Grosso Suicídio em Mato Grosso Num comparativo entre 2016, 2017 e 2018, verifica-se aumento significativo no número de suicídios no Estado

___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Suicídio em Mato Grosso
FONTE: RD NEWS
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 16 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook