PUBLICIDADES
CRISES INTERNACIONAIS EM DESTAQUE EUROPA MOMENTOS HISTÓRICOS MUNDO POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS NOTÍCIAS VARIEDADES & ATUALIDADES

Bandeira antifascista no prédio do Partido Comunista Alemão é verdadeira ou falsa?

(Last Updated On: 14 de junho de 2020)

Apesar da desconfiança contrária dos que aderiram ao movimento “recém criado” supostamente para combater aos desmandos de governos “facistas” e autoritários, a notícia de que a bandeira era usada por setores dos porões da organização comunista da , é verdadeira.

Ela foi tirada pelo fotógrafo alemão Carl Weinrother, em 1932! Além disso, a fotografia consta no Bundesarchiv (Arquivo Federal Alemão)

Tais membros do que empunhavam esta bandeira, que é a mesma que apoiou e promoveu a ascensão de Hitler ao comando da maior destruição armada que o já vivenciou é verdadeira, e com isso também foram co-responsáveis pelo genocídio causado pela 2ª Guerra Mundial.

Circula nas principalmente no Twitter (arquivo), uma foto que mostraria a bandeira antifascista na fachada da sede do antigo Partido Comunista Alemão (“Kommunistische Partei Deutschlands” ou “KPD” em alemão)!

Trata-se de uma foto em preto e branco, que retrata o antigo prédio (Casa Karl Liebknecht) que abrigava esse partido, que por sua vez foi dissolvido em 1956.

Atualmente, o prédio, que passou por inúmeras reformas, mas que continua se chamando Casa Karl Liebknecht, abriga a sede do Partido de Esquerda (“Die Linke“, em alemão).

Interessante destacar nesse ponto, que na Alemanha Oriental o KPD foi fundido, por decreto soviético, com remanescentes do Partido Social Democrata (SPD) para formar o Partido Socialista Unificado (SED), que governou a Alemanha Oriental de 1949 até 1989-1990. Essa fusão forçada foi contestada por muitos social-democratas, que acabaram fugiram para as zonas ocidentais. Mais para frente vocês vão entender o porquê eles não curtiram muito essa ideia.

Após a queda do Muro de Berlim, os reformistas assumiram o comando do SED e o renomearam para Partido do Socialismo Democrático (PDS). Em 2007, o PDS posteriormente se fundiu com um outro partido chamado “WASG” para finalmente formar o que conhecemos atualmente como “Partido de Esquerda” (o tal “Die Linke“).

Voltando ao Objeto de Nossa Análise!

Enfim, voltando ao objeto de nossa análise, muitos usuários rapidamente alegaram que a foto se tratava de uma montagem!

Ela foi tirada pelo fotógrafo alemão Carl Weinrother, em 1932! Além disso, a fotografia consta no Bundesarchiv (Arquivo Federal Alemão)

Entretanto, será que estamos realmente diante de uma montagem ou será que a foto é autêntica? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

A foto é verdadeira, ou seja, não estamos diante de uma montagem! Ela foi tirada pelo fotógrafo alemão Carl Weinrother, em 1932! Além disso, a fotografia consta no Bundesarchiv (Arquivo Federal Alemão) com a seguinte legenda:

Propaganda eleitoral na Casa Karl Liebknecht para a eleição do Reichstag (Parlamento) em 1932

Calma aí, o artigo não acaba aqui! É interessante destacar o que aparece escrito ao redor dessa bandeira: Antifaschistische Aktion“.

Antifaschistische Aktion

Antes de mais nada, o verdadeiro significado do termo “antifa” é algo complexo na Alemanha desde que o finado Partido Comunista da Alemanha (KPD) adotou o termo e o símbolo composto pelas duas bandeiras para a campanha eleitoral de 1932. Eles bagunçaram a história toda, e usaram o termo ao bel prazer deles, meio que surfando na onda do antifascismo ao criar uma espécie de guerra de narrativas, onde só eles queriam ter a razão (daqui a pouco chegaremos nesse ponto).

Assim sendo, por definição, podemos dizer que o Antifaschistische Aktion foi um movimento militante antifascista da então República de Weimar, que foi iniciada por membros do KPD. E, oficialmente, esse movimento durou apenas dois anos (entre 1932 e 1933). Depois disso veio o Hitler e sabemos que ele não curtia muito esse negócio de oposição.

Ah, só para ninguém ficar perdido, a República de Weimar é a designação histórica pela qual ficou conhecida a república estabelecida na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, em 1919, e que durou até o início de 1933.

Todo Mundo era Fascista para o KPD

O KPD via o fascismo, primordialmente, como o “estágio final do Capitalismo”, não como um movimento ou grupo específico. Portanto, o KPD aplicava o termo a todos os outros partidos, que não pensavam como ele.

Sim, todo mundo que não concordava com o KPD era fascista ¯ \ _ (ツ) _ / ¯ .

Assim sendo, o KPD atirava para todo lado e comumente atacava o Partido Social Democrata da Alemanha (SPD), de centro-esquerda, a quem eles se referiam como fascistas sociais e consideravam o “principal pilar da ditadura do Capital”. Tava na cara que isso não ia dar certo!

Para vocês terem uma ideia, eis a irônica descrição que o KPD dava ao Antifaschistische Aktion :

Uma frente vermelha unida sob a liderança do único partido antifascista, o KPD“.

 

Até hoje, no entanto, não se sabe quantas pessoas faziam parte do movimento, visto que não havia carteirinha de filiação ou algo do tipo.

A Inspiração Pós-Guerra

Na era pós-guerra, o movimento Antifaschistische Aktion inspirou inúmeros movimentos, grupos e indivíduos diferentes na Alemanha e em outros países, que amplamente adotaram variantes de sua estética e algumas de suas táticas. Contudo, segundo a cientista política alemã Antonia Grunenberg, os grupos modernos autointitulados “Antifa” não teriam uma conexão organizacional direta com o “Antifaschistische Aktion” original.

Para vocês terem uma ideia da extensão da divisão atual, os grupos antifa não conseguem nem mesmo concordar com a formato do símbolo utilizado por elesAlguns, por exemplo, preferem deixar a bandeira maior na cor preta, com uma bandeira vermelha menor abaixo, dentro de um círculo com a borda preta. Definitivamente, o consenso não é o ponto mais forte do movimento.

Um Detalhe Peculiar que Pode Passar Despercebido!

Sabe aquele símbolo utilizado pelo Antifaschistische Aktion“? Então, o símbolo original do movimento criado pelo KPD eram duas bandeiras vermelhas (socialistas), soprando para a direita, com os mastros inclinados para a esquerda. A maioria agora mostra as bandeiras soprando para a esquerda. E, provavelmente, a versão mais comum agora possui a bandeira inferior na cor preta, não vermelha, como uma espécie de aceno para o elemento anarquista do movimento, e também para o lado socialista.

Uma vez que estamos diante de fotos em preto e branco esse detalhe pode passar despercebido!

 

Com a Palavra, a Bundesverfassungsschutz

Segundo um artigo recentemente publicado no site da “Deutsche Welle”, a agência de inteligência interna da Alemanha, a “Bundesverfassungsschutz”, descreve o movimento antifa como o “principal campo de agitação” para grupos esquerdistas autônomos.

A agência também observa que alguns adeptos também apoiamações militantes voltadas, principalmente, para oponentes políticos, especialmente ‘nazistas’ reais ou supostosIsso geralmente pode resultar em danos consideráveis à propriedade, mas também, às vezes, a indivíduos “.

Conclusão

A foto é verdadeira, ou seja, não estamos diante de uma montagem! Ela foi tirada pelo fotógrafo alemão Carl Weinrother, em 1932! De qualquer forma, recomendamos fortemente a leitura deste artigo para que vocês possam ter ao menos uma ideia de como o movimento chamado Antifaschistische Aktion nasceu e para qual finalidade ele foi criado!

O post Bandeira antifascista no prédio do Partido Comunista Alemão é verdadeira ou falsa? apareceu primeiro em E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!.

___________________________________________

AUDIÊNCIA NAS REDES SOCIAIS 0 111.4K

Deixe seu comentário e compartilhe, via e

COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!
Seguir:

DIRETO DA REDAÇÃO

Departamento de Jornalismo em MatoGrossoAoVivo
Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de , do , do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.
Seguir:
(Visited 11.861 times, 1 visits today)
APOIE A INDEPENDÊNCIA DO SITE! DOANDO QUALQUER VALOR.
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Comente aqui usando suas redes sociais.

ASSINE AGORA MESMO

Mato Grosso Ao Vivo no Google News

FAÇA PARTE

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

CLIMA MONITORADO AO VIVO

PUBLICIDADE

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

PUBLICIDADE

APOIAMOS ESTA CAUSA:

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2020/10/15
05 14 33 36 37 48
Dupla Sena 2
2020/10/15
01 13 20 21 29 32
Quina
2020/10/15
04 20 38 64 65
LotoMania
2020/10/13
05 22 30 34 35 39 44 49 55 58 68 75 76 78 84 85 88 94 95 96
LotoFacil
2020/10/15
02 05 06 08 09 10 11 12 13 14 15 16 18 20 25
TimeMania
2020/10/15
03 39 41 53 60 66 70

RSS Blog do Bueno

/* ]]> */