Últimas

Sistema europeu Galileo ajuda pesquisas espaciais brasileiras

Em operação desde o ano passado, o sistema global de navegação por satélites chamado Galileo, montado pela Europa, tem como meta alcançar a liderança mundial de localização e orientação de objetos e pessoas. O diferencial, em comparação ao GPS norte-americano, ao russo Glonass, e ao chinês Beidou, é que o sistema europeu é gratuito e mais minucioso e detalhista na localização de pontos geográficos.

A União Europeia está trabalhando com a Agência Espacial Brasileira (AEB) o fornecimento do sistema Galileo para pesquisas espaciais e rastreamento de pontos que necessitem de localização em todo o território brasileiro, especialmente na Amazônia e no Oceano Atlântico, segundo o chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, embaixador João Gomes Cravinho.

“Com exceção do envio e o recebimento de informações sigilosas, que são resguardadas por um mecanismo de criptografia, os demais serviços do Galileo constituem um serviço público disponibilizado gratuitamente para toda a sociedade”, disse Cravinho. Segundo ele, além da comunicação criptografada, o Galileo já está disponibilizando para a polícia, corpos de bombeiros e outras corporações de segurança um serviço de busca e salvamento.

De acordo com o embaixador Cravinho, a qualidade do Galileo, no que se refere a detalhamentos geográficos, está comprovado pelos números. Enquanto o GPS demora de duas a quatro horas para localizar um objeto em um raio de 10 quilômetros, o Galileo leva apenas dez minutos para executar o mesmo trabalho em um raio de 2 quilômetros.

“Essa diferença de tempo é crucial pois, em muitos casos, a agilidade é decisiva para salvar uma pessoa em um barco à deriva no meio do oceano ou uma criança perdida em uma caverna ou no meio da floresta”, acrescentou o embaixador.

Ele citou uma outra vantagem do sistema europeu. “O Galileo tem um duplo sinal. Ou seja, enquanto os demais sistemas trabalham com um sinal, o Galileo tem o recurso de corrigir a localização, pois emite um segundo sinal, evitando qualquer possibilidade de erros de orientação e de localização”.

Cravinho disse que a disponibilização gratuita do Galileo é uma decisão política da União Europeia que, dessa forma, transferiu para seus cidadãos os custos de operação do sistema. Os custos são bancados por todos os países da União Europeia. Até o momento, já foram investidos US$ 8 bilhões para a implantação do Galileo. Até 2026, o Galileo exigirá investimentos adicionais de US$ 11 bilhões.

Com esses recursos, os países europeus colocaram 22 satélites a uma distância média de 22 mil quilômetros da terra. Em breve, haverá mais 8 satélites, totalizando 30. Com isso, conforme acrescentou, a Europa está se aparelhando com a melhor tecnologia para enfrentar os desafios do futuro, como por exemplo a implantação da Internet das Coisas, um serviço de automação residencial que terá como base um eficiente sistema de navegação.

O Galileo também será essencial para viabilizar o uso do carro sem motorista, uma tendência tecnológica do futuro.

Fonte: Agência Brasil

O post Sistema europeu Galileo ajuda pesquisas espaciais brasileiras apareceu primeiro em Folha do Estado.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Sistema europeu Galileo ajuda pesquisas espaciais brasileiras
FONTE: FOLHA DO ESTADO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COLUNISTA | DANNY BUENO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...
  • Sergio Moro - Futuro Ministro da Justiça
    Fiz com certo pesar, ...No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito à Constituição, à lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão.

PERGUNTINHA DO MÊS:

A prefeitura enviou um projeto de adequação dos valores do IPTU dos imóveis do município e pede que os vereadores aprovem antes do final do ano para ser implementado o aumento já em 2019, você é foi informado sobre esse aumento? Se não, o que acha da forma como a prefeitura está pretendendo proceder com esta questão?

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

Nenhum Banner adicionado

error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */