Últimas

Exposição celebra centenário de nascimento do artista Athos Bulcão

Exposição celebra centenário de nascimento do artista Athos Bulcão

Os traços do artista Athos Bulcão na azulejaria, nos desenhos, na pintura, nas fotomontagens, nos cenários e figurinos, além da estreita relação que ele estabeleceu entre arquitetura e arte estão em exposição no Centro Cultural Banco do Brasil a partir de hoje (1º). A mostra 100 Anos de Athos Bulcão, que vai até 15 de outubro, comemora o centenário de nascimento do artista e propõe um profundo mapeamento e imersão na diversidade de seus trabalhos e suas técnicas.

Exposição 100 Anos de Athos Bulcão comemora o centenário de nascimento do artista no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Rovena Rosa/Agência Brasil

O visitante terá a possibilidade de conhecer o processo de produção do artista, com a exibição de mais de 300 trabalhos, alguns inéditos, realizados entre os anos 1940 e 2005. Obras de artistas mais jovens que direta ou indiretamente foram influenciados por Athos também estarão na exposição. De São Paulo, a mostra fará sua última escala no CCBB do Rio de Janeiro, em outubro.

Dividida em núcleos, a exposição vai além da arte da azulejaria e destaca também a pintura figurativa do artista realizada nos anos 1940 e 1950, antes da construção de Brasília. “A série dos carnavais e sua relação com a pintura sacra é extraordinária”, disse Marília Panitz, responsável pela curadoria, ao lado de André Severo. Ela destacou que Athos Bulcão utilizou uma mesma estrutura composicional para trabalhos sacros e profanos e citou como exemplo a obra A Vida de Nossa Senhora, que está na Catedral do Distrito Federal.

Exposição 100 Anos de Athos Bulcão fica até outubro no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Rovena Rosa/Agência Brasil

100 Anos de Athos Bulcão busca contextualizar a trajetória do artista, desde sua inspiração inicial pela azulejaria portuguesa, do aprendizado sobre utilização das cores, quando foi assistente de Portinari, até as parcerias com Niemeyer e João Filgueiras Lima.

A exposição conta ainda com os croquis que Athos Bulcão fez para o grupo de teatro O Tablado, do Rio de Janeiro, os figurinos das óperas Amahl e Os Visitantes da Noite de Menotti, paramentos litúrgicos modernistas, um grande acervo de seu trabalho gráfico e os lenços que desenhou quando estava em Paris.

De São Paulo a Exposição 100 Anos de Athos Bulcão segue para uma temporada no Rio de Janeiro  Rovena Rosa/Agência Brasil

No estado de São Paulo, estão expostos dois trabalhos importantes do artista: um de seus mais notáveis painéis de azulejos no Memorial da América Latina, na capital; e o relevo em madeira pintada no foyer do Teatro de Araras, cidade de Araras.

Outro aspecto relevante da exposição, segundo a organização da mostra, é a interatividade “desenvolvida a partir do caráter urbano e democrático da obra pública de Athos Bulcão inserida nas cidades”. O público será convidado a interagir e apropriar-se de projetos do artista por meio de um aplicativo criado especialmente para a mostra.

Exposição 100 Anos de Athos Bulcão no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Rovena Rosa/Agência Brasil

 

Fonte: Agência Brasil

O post Exposição celebra centenário de nascimento do artista Athos Bulcão apareceu primeiro em Folha do Estado.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Exposição celebra centenário de nascimento do artista Athos Bulcão
FONTE: FOLHA DO ESTADO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

PERGUNTINHA DO MÊS:

Você votaria em um candidato a deputado estadual que está atolado até o pescoço em denúncias de corrupção, desvio de dinheiro e teve seus bens confiscados pela justiça por prováveis participações em esquema políticos criminosos?

- FOTO (São réus Romoaldo Aloisio Boraczynski Junior, Mauro Luiz Savi e Gilmar Donizete Fabris. Além deles, outras 9 pessoas foram denunciadas. O bloqueio completará a retenção de valores empregada no início do processo, em 2016.)

SIGA-ME OS BONS…

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: