Últimas

Um olhar sobre o mundo analisa a intoxicação pela informação

O jornalista Moisés Rabinovici entrevista, no programa Um olhar sobre o mundo desta segunda-feira (6), o físico catalão Alfons Cornella, criador do neologismo infoxicação. A palavra sintetiza o excesso de informação que atualmente envolve grande parte da sociedade mundial. Um olhar sobre o mundo vai ao ar hoje às 21h45, na TV Brasil. Para Cornella, que vive em Barcelona (Espanha), a infoxicação decorre do bombardeio constante a que as pessoas estão submetidas pelas novas plataformas como internet, Facebook, WhatsApp, Twitter e outras redes sociais, além das convencionais emissoras de rádio, televisão e jornais.

Segundo Cornella, ainda não se compreendeu exatamente as consequências dessa verdadeira epidemia que se abate sobre grande número de pessoas porque o processo de conscientização desse fenômeno ainda está no início. “Eu diria que é um dos temas que teremos que revolver nos próximos anos. E é melhor que resolvamos de alguma forma, porque, se não, a outra solução é deixar de estar informado, o que poderia ter piores consequências”, diz no programa.

O estudioso espanhol, que presta consultoria sobre esse tema na Europa para grandes empresas e centros de estudos, argumenta que, ante o atual quadro, existem duas esperanças. “Uma é aparecer uma tecnologia que nos permita controlar melhor essa quantidade de informação que recebemos. De fato, uma das promessas da inteligência artificial vai nessa direção”.

A outra esperança, segundo Cornella, é uma solução psicológica que seria um esforço do próprio indivíduo para filtrar o imenso volume de informação que chega a ele e assim desenvolver critérios para determinar rapidamente qual é confiável e a qual delas dar importância.

“O importante é a pessoa determinar que fontes quer ter e quer ler. É cada vez mais relevante ler menos e ler com mais profundidade.” Segundo ele, de alguma forma, a pessoa percebe que está infoxicada. “É possível ver que se está infoxicado quando não se tem tempo de entender o que está lendo.”

Cornella afirma que uma das melhores maneiras de se imunizar contra a infoxicação é diferenciar o ler do entender. Ele recomenda também que as pessoas determinem quais fontes desejam quando buscam por algum tema. Também sugere que a pessoa não se limite a ler apenas aquilo que está de acordo com o que ela já pensa, mas também esteja aberta a outras versões que contrastem com a ideologia de cada um.

O italiano assinala que a humanidade está em um ponto de transformação muito grande e que as pessoas agora têm que aprender como lidar com essa avalanche de informações. “Determinar rapidamente que informação é confiável e que informação não é. A qual delas temos que dedicar tempo e a qual não”, explicou. Ele disse que uma das coisas que ajudam nessa seleção é a própria idade das pessoas. “Quanto mais velho se fica, mais coisas se viu e mais se leu e, portanto, se tem mais critério”, argumenta.

Sobre as fake news, o estudioso é enfático. “Quando a mentira não é punida, a mentira é considerada uma versão da informação, quando, do ponto de vista moral e ético, deveria ser totalmente condenável. Alguém que mente deveria estar totalmente desqualificado. E não só desqualificado do ponto de vista político, mas desqualificado do ponto de vista moral e ético, deveria ser totalmente condenável. A pessoa que mente deveria ser apontada como inimiga da sociedade”, afirmou.

Programa

Com 40 anos de experiência, 16 dos quais vividos como correspondente internacional em vários países, o jornalista Moisés Rabinovici é o apresentador do programa Um olhar sobre o mundo, transmitido semanalmente às segundas-feiras pela TV Brasil.

Antes de comandar esta atração da TV Brasil, Rabinovici trabalhou na imprensa escrita e em emissoras de rádio. Para entrevistar seus convidados e tratar de inúmeros temas que são notícia, usa o conhecimento reunido em grandes coberturas internacionais, inclusive como repórter de guerra e analista de política.

Rabinovici, que em suas andanças pelo mundo já entrevistou grandes líderes e personalidades de vários países, recebe toda segunda-feira, nos estúdios da TV Brasil em São Paulo, especialistas, estudiosos e jornalistas para debater os principais acontecimentos do momento.

Serviço:

Um olhar sobre o mundo – segunda-feira (06), às 21h45, na TV Brasil

Fonte: Agência Brasil

O post Um olhar sobre o mundo analisa a intoxicação pela informação apareceu primeiro em Folha do Estado.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Um olhar sobre o mundo analisa a intoxicação pela informação
FONTE: FOLHA DO ESTADO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

PERGUNTINHA DO MÊS:

Você votaria em um candidato a deputado estadual que está atolado até o pescoço em denúncias de corrupção, desvio de dinheiro e teve seus bens confiscados pela justiça por prováveis participações em esquema políticos criminosos?

- FOTO (São réus Romoaldo Aloisio Boraczynski Junior, Mauro Luiz Savi e Gilmar Donizete Fabris. Além deles, outras 9 pessoas foram denunciadas. O bloqueio completará a retenção de valores empregada no início do processo, em 2016.)

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

SIGA-ME OS BONS…

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: