Alta Floresta Brasil Destaque Economia Mato Grosso Notícias do Estado Últimas Urgente

Novo garimpo em MT atrai milhares e já é considerado a nova “Serra Pelada”

Uma área localizada no município de Aripuanã está sendo considerada a “Nova Serra Pelada”. Há cerca de um mês, milhares de garimpeiros exploram o local na corrida pelo ouro. A região, que ainda não foi divulgada oficialmente, está localizada há 11 km da cidade.

O novo “eldorado” mato-grossense já era comentado na cidade, mas só veio ao grande público no Estado por meio das redes sociais.

Um garimpeiro postou fotos com maquinários fazendo a escavação da terra, e outras imagens que aparentemente parecem ser ouro. “Nova Serra Pelada em Aripuanã”, descreveu.

Em Mato Grosso, está não é a primeira vez que garimpeiros fazem a descoberta do ouro. No mês de maio de 2015, vários homens exploraram a Serra da Borda, no município de Pontes e Lacerda (443 km de Cuiabá). Naquela ocasião, o local gerou muito dinheiro para aqueles que chegaram primeiro, antes da operação de retirada por parte do Governo do Estado.

No mês de novembro de 2015, houve a primeira participação das forças de segurança para que fossem retirados os garimpeiros que se alojaram no local para exploração da Serra.

Além da retirada pelos garimpeiros estarem agindo de forma ilegal, sem regularização, o deslizamento de terra em parte de uma escavação deixou feridos, o que fortaleceu a ação de remoção de todos que se encontravam na localidade.

 

Imagens de vídeos e fotos que circulam nas redes sociais revelam o alto grau de periculosidade para os garimpeiros que cegos pela conquista da riqueza fácil, arriscam a própria vida embaixo de uma escavadeira que sem critério algum lança sua “concha” sobre homens que invadem o buraco em que a mesma está escavando, correndo o risco de serem atingidos a qualquer momento ou mesmo serem soterrados por um deslizamento provocado pelo movimento contínuo da máquina.

 

No entanto, até 2017, a área de garimpo ilegal foi invadida outras quatro vezes. A última invasão levou mais de três mil pessoas para o garimpo.

Para que uma área de garimpo seja considerada legal, é necessário que o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), regularize o local, dando a licença para exploração do ouro para garimpeiros da região, se organizariam em cooperativas.

A organização de garimpeiros em cooperativas já é realidade em outros municípios, como em Peixoto de Azevedo (692 km de Cuiabá). A implantação da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE), conta com mais de quatro mil cooperados, é apontada como um dos fatores que contribuíram para a evolução da economia na região.

___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Novo garimpo em MT atrai milhares e já é considerado "Serra Pelada" – Geral
FONTE: RÁDIO PROGRESSO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COLUNISTA | DANNY BUENO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...
  • Sergio Moro - Futuro Ministro da Justiça
    Fiz com certo pesar, ...No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito à Constituição, à lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão.

PERGUNTINHA DO MÊS:

Os votos que foram distribuídos entre 6 candidatos em condições de representar Alta Floresta, poderiam ter elegido pelo menos um deputado estadual, você acha que a região mereceu ficar sem nenhum representante local na Assembleia Legislativa, pela falta de coordenação política dos nossos representantes?

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
    /* ]]> */