Alta Floresta Destaque Mato Grosso Política em Foco Saúde Pública Últimas Vídeos

Novo Secretário de Saúde no município convoca imprensa para apresentar plano de ação na saúde de Alta Floresta

Com respostas ainda pouco satisfatórias, o novo secretário de saúde de Alta Floresta, que já é o quinto desta gestão a ocupar a pasta, convocou a imprensa local para se apresentar e pontuar suas diretrizes de ação para pouco mais de um ano e seis meses de mandato que restam ao médico Aziel Bezerra, prefeito de Alta Floresta.

DESAFIOS DA PASTA

Segundo o secretário Marcelo Costa, a saúde de Alta Floresta é um “desafio”, porém não impossível de se resolver, desde que todos de sua equipe abracem a causa e comecem a acreditar como profissional.

Como medida inicial, a partir desta segunda feira (03/06), algumas mudanças que ele vê como necessárias serão realizadas para que ele possa ganhar respaldo perante a sociedade e para com os profissionais da saúde.

Será publicada uma portaria de alteração do horário de funcionamento do atendimento da Secretaria de Saúde, que funcionará em atendimento ao público das 07:00 às 11:00 e internamente, das 13:00 às 17:00, para que a sua equipe possa ter tempo para planejar e executar serviços em andamento.

Como “primeiro passo”, a partir desta segunda feira, os pacientes não precisarão mais vir a Secretaria de Saúde para trazer seus exames e receber como resposta uma promessa sem prazo definido de quando será realizado, pois era assim que funcionava antes de assumir,  segundo o secretário Marcelo Costa, de agora em diante os pacientes terão seus exames e raios X marcados no mesmo momento em que realizarem suas consultas, por meio de comunicação interna a ser realizada pelas equipes de forma coordenada com a “Central” da Secretaria de Saúde. Para o secretário, este era um dos grandes erros cometidos pela secretaria que causaram grandes transtornos aos pacientes, e que agora este não mais precisará aguardar, mas, terá sua resposta de imediato.

O novo secretário reconheceu que a estrutura da saúde do município de Alta Floresta é bem mais complexa  que a do município de Paranaíta, aonde esteve atuando recentemente como secretário, mas, está encarando a missão como um desafio a ser vencido.

EQUIPE DESFALCADA

Marcelo Costa reconheceu que a falta de pessoal, até mesmo em sua equipe é um dos grandes desafios que a secretaria está atravessando, mas, que pretende alcançar a solução dos problemas mais emergentes com a equipe que possui.

Para o novo secretário, quando se tem “força de vontade, conhecimento e capacidade não há dificuldades… e que quando se quer fazer a diferença você faz…”, e como operador do Sistema Único de Saúde – SUS, sua gestão em Alta Floresta pretende ser um líder de sua equipe que estará cobrando dia a dia mais comprometimento com os serviços prestados a população.

Inclusive o secretário assumiu a responsabilidade, se colocando no contexto das deficiência que ainda não estão sanadas no setor da saúde no município, por tanto, ele vê como um árdua trabalho de equipe a ser realizado aonde estará cobrando e dando feedback para os servidores de todos os níveis na sua pasta.

FARMÁCIAS BÁSICAS

Ao ser perguntado sobre a falta de medicamentos nas farmácias básicas e nos posto de saúde, o secretário alegou que na verdade, quando há falta de medicamentos, em geral não são os medicamentos que a prefeitura está responsável a fornecer, na sua grande maioria são medicamentos que o Estado e o Ministério da Saúde tem faltado com o município, e que o cidadão ao ficar sem o medicamento acaba pensando que a secretaria é a grande responsável pelos desfalques no fornecimento.

FALTA DE MEDICAMENTOS

Com relação ao atendimento na zona rural e em postos de saúde, o secretário afirmou que na sua gestão não irá permitir a atuação de servidores que não sejam credenciados pela programa de saúde, como enfermeiros, farmacêuticos e médicos contratados pelo município, pois acabaria incorrendo em um crime, a partir de agora só serão atendidas as pessoas por profissionais capacitados em seus postos de trabalho, caso não haja um médico, farmacêutico ou um enfermeiro a disposição do posto de saúde ou farmácia básica, não serão fornecidos os medicamentos e nem atendidos os pacientes, pois garantiu que enquanto for secretário nenhum servidor da área administrativa que não estiver qualificado para fazer um curativos ou atender um paciente atuará no lugar dos profissionais da saúde, que serão os únicos autorizados a atender a população.

GESTÃO DE RECURSOS

Ao ser perguntado sobre a autonomia com a verba de 39 milhões do orçamento da secretaria municipal de saúde para 2019, o secretário disse que em conversa com o prefeito ganhou a liberdade de gerir a secretaria ada forma que achar melhor, mas, não respondeu se será o principal responsável pela aplicação da verba aonde melhor lhe convier.

Afirmou ainda que os 39 milhões que a secretaria dispõe são insuficientes para tocara a saúde do município, e que estará buscando recursos junto a verbas federais e estaduais com políticos dispostos a atender o município.

PROFISSIONAIS CONTRATADOS

Sobre o quadro de profissionais da saúde, o novo secretário afirmou que está elaborando uma nova planilha de horários para ajustar a carga horária dos médicos, plantonistas, enfermeiros e demais servidores, pois a demanda de 40 horas ou 20 horas precisa estar devidamente formatada no cronograma de sua administração.

UPAs INACABADAS

Ao ser indagado sobre as Unidades de Pronto Atendimentos – UPAs que estão com as obras paralisadas, o secretário afirmou que não há qualquer previsão concreta para a conclusão das obras, pois o município terá ainda que fornecer ao Ministério da Saúde uma readequação da obra para prever um novo recurso junto a união que, segundo ele, não está dispondo destes recursos no momento. 

Marcelo Costa afirmou que o próprio Ministério da Saúde, por meio de portaria solicitou essa readequação para prover os recursos para que as obras das UPAs voltem ser retomadas.

RECURSOS PERDIDOS

Ao falar sobre o bloqueio dos recursos, na soma de R$ 118,00 reais ao mês, promovidos pelo Ministério da Saúde, por conta da fiscalização e das precariedades encontradas nas unidades de saúde do município, o secretário alegou que na verdade não foi perda de recursos, e sim bloqueio de unidades, e que essas precisam ser credenciadas novamente para que haja uma nova fiscalização e assim então sejam liberados novos recursos.

CONCURSO PÚBLICO

E que essas questões estão sendo avaliadas juntamente com a procuradoria geral do município, pois o grande impasse se dá com relação a carga horária dos profissionais que para o Ministério da Saúde tem que ser de apenas um profissional de 40 horas, mesmo que o município proponha oferecer até dois profissionais de 36 horas.

Com relação aos profissionais médicos contratados, o secretário afirmou que a secretaria está em conversação com o Ministério Público, apresentando um cronograma de funcionamento até que seja realizado e efetivada novas contratações por meio do Concurso Público.

Pra concluir, o secretário Marcelo Costa reafirmou que não há data definida para a reabertura da farmácia básica da Rodoviária municipal, pois segundo ele, até que seja realizado o Concurso Público, o município não dispõe de profissional capacitada para atender na sede da farmácia como obriga, por força de legislação própria, o Conselho Regional de Farmácia.

ASSISTA A ENTREVISTA DO NOVO SECRETÁRIO MARCELO COSTA CONCEDIDA NA ÚLTIMA SEXTA FEIRA (31/05):

COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!
(Visited 1 times, 1 visits today)
Anúncios
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

 

SEJA UM "REPÓRTER CIDADÃO"

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 - 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

____________________________________________________

Deixe seu comentário ao final da página e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu carreira, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, músico, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

Traduza para o seu idioma

CAMPANHA DE COMBATE AO NEPOTISMO EM ALTA FLORESTA

Editorias & Tópicos

“RAPIDINHAS”

  • Ver. Cidão do Boa Nova / AF
    "O Prefeito precisa mostrar pra que ele veio... Quando a "boca esquenta", ai viaja... Tem que fazer que nem nós vereadores que leva "taca" 24 horas, mas dá cara pra levar a "taca""
  • Ver. Elisa Gomes / AF
    "Tenho recebido ligações de mães da área rural dizendo que as crianças estão tendo aulas apenas duas vezes por semana... O que é que está acontecendo".
  • Ver. Dida Pires
    "Pra mim já tá resumido, é incompetência mesmo, e falta de vontade de organizar a máquina... O prefeito deveria pedir licença, tomar vergonha na cara e se afastar..."
  • LUIZ ARAÚJO
    "Alta Floresta é uma Mãe, você bebeu água daqui, não vai mais embora"" - Durante entrevista ao MatoGrossoAoVivo.

PERGUNTINHA DO MÊS:

Na sua opinião de eleitor, está correto os vereadores votarem a favor das contas reprovadas pelo TCE/MT e alegarem que estão fazendo isso por uma "questão política", ainda que essas contas estejam recheadas de indícios de atos de improbidade?

A) - Acho normal
1 Vote
B) - Conivência Total
15 Vote

OPÇÕES 2020

Quais dos 14 nomes abaixo seriam potenciais vencedores nas urnas em 2020? (Refizemos a lista e zeramos os resultados, para uma disputa mais justa).

1) - Oliveira Dias
11 Vote
2) - Maria Izaura
3 Vote
3) - Edinho Paiva
0 Vote
4) - Rose Rampazio
1 Vote
5) - Dr. Charles
1 Vote
6) - Dida Pires
0 Vote
7) - Dr. Cleber
1 Vote
8) - Marinéia Munhoz
0 Vote
9) - Ademir Bruneto
1 Vote
10) - Rodrigo Arpini
0 Vote
11) - Jairo De Carli
4 Vote
12) - Moisés Prado
2 Vote
13) - Robson Silva
1 Vote
14) - Emerson Machado
-1 Vote

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

ÚLTIMAS DO TWITTER

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2019/6/15
07 14 15 36 42 48
Dupla Sena 2
2019/6/15
12 13 21 27 47 49
Quina
2019/6/14
12 32 45 64 80
LotoMania
2019/6/14
03 08 20 22 28 30 37 38 43 58 68 80 82 84 86 88 89 91 95 98
LotoFacil
2019/6/17
01 02 05 06 07 08 09 11 12 13 15 19 21 23 24
TimeMania
2019/6/15
12 23 35 39 65 73 80
error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */