PUBLICIDADES
ALTA FLORESTA COLUNA AF - ANÁLISE DOS FATOS ELEIÇÕES EM FOCO MATO GROSSO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Música “presente” de campanha é cópia autorizada de canção de cidade natal de candidato de Alta Floresta

(Last Updated On: 24 de outubro de 2020)

Você votaria em candidato que não teve ética com a própria cidade em que nasceu?

O candidato nunca fez menção de que música era de sua cidade natal

Em tempos de “”, é muito importante estarmos atentos para a manipulação de obras originais que muitas vezes tem por objetivo alcançar o bem, mas, nas mãos erradas podem induzir as pessoas a acreditarem que estão comprando gato por lebre.

Você já ouviu falar naquela expressão: “Fazer cortesia com o chapéu dos outros?” ou ainda “Fazer filho na mulher dos outros?”

Pois é, foi isso que o candidato do MDB de , empresário Robson Silva, que é natural de Ubá-MG, fez já no lançamento oficial de sua campanha para conquistar a vaga da prefeitura municipal.

Em uma postagem de um vídeo clipe oficial da campanha, na página oficial de candidato, no último dia 07 de Outubro (Quarta), com ares de comemoração, o candidato apresentou a população uma canção, sem apresentar a fonte ou os autores, que segundo ele, se tratava de um “presente” para todos alta-florestenses, como forma de agradecimento para a cidade aonde escolheu “morar, educar os filhos e constituir família”.

E ainda pediu aos seus seguidores que comentassem o que acharam da canção, que veio timbrada com o número da CNPJ, o nome da coligação e o slogan da campanha, conforme ordena a legislação eleitoral.

No vídeo, são mostradas ainda, imagens dos principais pontos turísticos do município, escolas, universidades igrejas, bancos, prédios públicos e prédios e marcas de empresas privadas, (não se sabe se, com ou sem, autorização do uso das imagens).

Na letra, repleta de poesia e uma bela e harmoniosa melodia, a canção que diz: “Alta Floresta, Cidade Carinho”, uma expressão sem dúvida “fofa” para se agraciar um município de tantas riquezas e pessoas tão valorosas.

Porém, a questão é, que tudo isso seria uma memorável homenagem a nossa linda cidade e marcaria a história do município pelo resto da vida, se tudo não passasse de uma cópia fiel, porém inglória, de uma canção produzida em 2007, em parceria com a prefeitura do município de Ubá, a 280 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, que teve por propósito comemorar os 150 anos de emancipação política e administrativa daquele município, em 2007, ou seja, há 13 anos atrás.

Na verdade, a cópia da canção, que foi devidamente autorizada pelos seus autores e compositores Bruno Rooke e Bráulio Hilário, segundo Bruno (Rooke) Barletta, e não se sabe a que custo, e teve pouquíssimas alterações estratégicas, aonde foram alterados o nome do município, o números de habitantes e algumas atividades comerciais e econômicas, para fazer casar com a nossa realidade local.

Em conversa com um dos autores, Bruno (Rooke) Barletta, o mesmo confirmou que a canção foi “cedida” ao candidato, após serem procurados por um dos irmãos do candidato, que solicitou a utilização da canção, que ficaria igualmente como tema da cidade de Alta Floresta.

O compositor, não quis esclarecer quanto as condições e se a canção foi negociada com o irmão do candidato, o qual ele disse não se lembrar do nome, mas, que após uma breve “conversação” tudo já estava devidamente autorizado para a utilização da música, segundo ele, sem qualquer critério de impedimento legal.

Pois bem, acontece que entramos em contato com a prefeitura de Ubá, por meio do Senhor Marcos Roberto, gerente de cultura da Secretaria Municipal de Cultura, que tem a frente da pasta o secretário Paulo Roberto de Faria Silva, que ficaram horrorizados com tamanha falta de ética por parte dos autores da música, pois a mesma foi encomendada e produzida em 2007, a pedido da prefeitura de Ubá, para servir de alusão aos 150 de história do município, além disso, mais de 45 músicos e profissionais, envolvidos em uma mega produção que contou até com um coral de cantores que foram contratados e pagos pela prefeitura de Ubá, para a produção de vídeo clipe e enredo comemorativo exclusivamente para essa finalidade.

Na verdade, segundo o departamento de cultura de Ubá, a canção, a partir da sua criação, passou a ser literalmente um patrimônio cultural da cidade Ubá, cantada diariamente por milhares de moradores, e não poderia jamais ser repassada para qualquer outra finalidade que não fosse a homenagem original para a qual foi criada.

Além da prefeitura, entramos em contato com a Associação Comercial e Industrial de Ubá – ACIUBÁ, para saber se os mesmos também tinham conhecimento dessa cessão de direitos do uso da canção do município mineiro, e a presidente da entidade, Senhora Izabel Vieira, ficou igualmente decepcionada com a “traição” dos músicos ubaenses que ao que tudo indicam terão muito que se explicar para toda população daquele município.

A situação por lá, certamente não vai ficar muito boa pro lado dos autores da obra, mas, por aqui, em Alta Floresta, devemos nos perguntar até onde vai a o respeito e a consideração de um candidato para com seus eleitores, que bem ou mal, foram enganados pela omissão proposital da verdadeira origem da canção que estavam recebendo de “presente de agradecimento”, provavelmente por que achou que ninguém jamais se importaria em descobrir e revelar a verdade.

Resta saber se, burlar os princípios da ética e da moralidade serão uma tônica do governo Robson Silva, caso venha a se eleger a prefeito do município de Alta Floresta, a resposta está nas mãos dos quase 40 mil eleitores do município que darão seu veredito no próximo dia 15 de Novembro nas urnas.

(( O QUE DIZ O CANDIDATO CITADO ))

Entramos em contato com a assessoria direta do candidato Robson Silba, porém, não obtivemos nenhuma resposta até o fechamento da matéria. 

PÁGINA DO CANDIDATO LANÇANDO A MÚSICA:

ASSISTA O VÍDEO ORIGINAL DA CANÇÃO PRODUZIDO EM 2007:

ASSISTA O VÍDEO DA CANÇÃO ALTERADA PARA A CAMPANHA DO CANDIDATO:

COM OS AUTORES DA CANÇÃO EM DEZEMBRO DE 2019:

VÍDEO COMEMORATIVO DE 163 ANOS DA CIDADE DE UBÁ, EXIBIDO EM 4 DE JULHO DE 2020:

ATUALIZAÇÃO DA MATÉRIA (11:42)

Após a publicação, a assessoria da campanha do candidato enviou um documento assinado por um dos autores da canção “Cidade Carinho”, como forma de comprovar a cessão do direito de utilização da música, porém, a autorização não visa atender a campanha do candidato, conforme está sendo utilizada, mas, sim de forma genérica, para ser exibida em rádios, tvs e internet.

DOCUMENTO ENVIADO PELA ASSESSORIA DO CANDIDATO ROBSON SILVA:

BRUNO DECLARAÇÃO
COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!
Seguir:

Danny Bueno

Diretor de Jornalismo em MatoGrossoAoVivo
Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É filiado à ABRAJI -Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)
Seguir:
(Visited 11.776 times, 1 visits today)
APOIE A INDEPENDÊNCIA DO SITE! DOANDO QUALQUER VALOR.
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Comente aqui usando suas redes sociais.

Mato Grosso Ao Vivo no Google News

FAÇA PARTE

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

CLIMA MONITORADO AO VIVO

PUBLICIDADE

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

PUBLICIDADE

APOIAMOS ESTA CAUSA:

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2020/11/24
07 13 14 18 26 40
Dupla Sena 2
2020/11/24
01 10 15 29 34 44
Quina
2020/11/25
15 36 44 54 65
LotoMania
2020/11/24
03 05 16 28 30 35 36 41 49 51 53 57 58 68 69 70 72 79 93 96
LotoFacil
2020/11/25
02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 16 17 19 20 24
TimeMania
2020/11/24
29 32 34 36 47 67 79

RSS Blog do Bueno

/* ]]> */