POLÍTICA EM FOCO

IRGC ameaça ofensiva sem precedentes contra EUA e Israel

A Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC, na sigla em inglês) divulgou neste domingo (1º) um pronunciamento em que promete desencadear “a operação ofensiva mais feroz da história” das Forças Armadas iranianas contra os Estados Unidos e Israel. A advertência foi feita poucas horas após a confirmação oficial da morte do líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei.

De acordo com agências estatais iranianas, Khamenei faleceu em consequência dos bombardeios iniciados na manhã de sábado (28) por forças americanas e israelenses. Fontes locais afirmam que o líder, junto com membros de sua família, foi atingido nas primeiras horas da ofensiva conjunta.

Escalada imediata

Logo depois do ataque que culminou na morte do aiatolá, o governo iraniano respondeu lançando mísseis contra alvos israelenses e contra bases militares dos Estados Unidos espalhadas pelo Oriente Médio. Durante a madrugada no horário de Brasília — já manhã em Israel — o sistema de defesa israelense interceptou projéteis disparados em direção a Tel Aviv. Até o momento, não há divulgação oficial de números de vítimas ou extensão dos danos estruturais provocados pelos ataques.

Comunicado de guerra

No texto divulgado, a IRGC classificou todas as instalações militares norte-americanas na região como “entidades terroristas” e avisou que a nova ofensiva “terá início em instantes”. O teor do comunicado não especifica quais serão os alvos prioritários nem o cronograma das ações, mas indica que a campanha deverá envolver múltiplos teatros de operação.

Importância estratégica da IRGC

Vinculada diretamente ao líder supremo, a Guarda Revolucionária exerce papel central na formulação da política de segurança iraniana e na condução de operações externas. Em janeiro deste ano, a União Europeia incluiu a IRGC em sua lista oficial de organizações terroristas, citando a repressão a protestos populares ocorridos entre dezembro e janeiro dentro do país.

Baixas na cúpula militar

Além da morte de Khamenei, veículos de imprensa iranianos confirmaram que o comandante da IRGC, major-general Mohammad Pakpour, também foi morto nos bombardeios de sábado. A perda de duas das figuras mais influentes do regime elevou a tensão regional e motivou a retórica de retaliação expressa no comunicado deste domingo.

Até o fechamento desta reportagem, Estados Unidos e Israel não comentaram oficialmente o anúncio da Guarda Revolucionária. Analistas internacionais avaliam que a situação pode desencadear novos confrontos em diversos pontos do Oriente Médio, mas não há previsão de quando a anunciada operação iraniana terá início.

Contexto regional

A morte de Ali Khamenei representa a maior mudança na liderança iraniana desde 1989, quando ele assumiu o posto após o falecimento do aiatolá Ruhollah Khomeini. Com o vácuo de poder, especialistas apontam para um possível período de instabilidade interna, enquanto o país se prepara para escolher o próximo líder supremo em meio à escalada militar com potências estrangeiras.

Por ora, todas as atenções estão voltadas para a resposta que a IRGC promete executar contra alvos americanos e israelenses. A falta de clareza sobre a abrangência e a data exata do início das operações mantém a comunidade internacional em estado de alerta.

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de Conexão Política

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 19 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil e do mundo. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um APP de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - em IOS e Android), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 324 days 14 hours 7 minutes 15 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com