Articulação política e o papel de Fábio Garcia
O ex-governador Mauro Mendes (União) confirmou, durante evento de lançamento de sua pré-candidatura ao Senado, que o nome do deputado federal Fábio Garcia (União) está sendo analisado para compor a chapa como vice-governador. A vaga é destinada ao grupo que apoia a pré-candidatura de Otaviano Pivetta (Republicanos) ao governo de Mato Grosso.
Segundo Mendes, o parlamentar possui todas as condições técnicas e políticas para assumir a função. Contudo, o ex-governador ressaltou que, embora o nome de Garcia seja considerado forte, as discussões formais entre os partidos que compõem a base governista ainda não foram iniciadas oficialmente.
Autonomia de Pivetta na montagem da chapa
Apesar de colocar o correligionário em evidência, Mauro Mendes enfatizou que não pretende impor nomes ao Palácio Paiaguás. O pré-candidato ao Senado utilizou uma analogia sobre afinidade pessoal para reforçar que a decisão final sobre o vice cabe exclusivamente a Otaviano Pivetta.
Para Mendes, a escolha de um vice exige uma relação de confiança mútua, comparando a situação à liberdade necessária para uma união matrimonial. Dessa forma, ele garante que Pivetta terá total autonomia para definir quem estará ao seu lado na disputa eleitoral.
Desafios internos e impasses no União Brasil
A indicação de Fábio Garcia enfrenta obstáculos dentro do próprio União Brasil. O deputado federal já manifestou anteriormente resistência em focar no projeto de vice-governador, condicionando qualquer avanço à resolução de questões internas da sigla. O cenário é agravado pela divergência de interesses dentro do partido.
Enquanto Mauro Mendes defende a manutenção da aliança com Pivetta, a ala liderada pelo senador Jayme Campos (União) articula uma candidatura própria ao governo estadual. Caso não haja um consenso até o período das convenções partidárias, em agosto, a definição poderá ocorrer por meio de votação interna entre os correligionários.
Complexidade burocrática da federação
A situação é ainda mais delicada devido à federação entre o União Brasil e o Progressistas (PP). Como as legendas realizarão suas deliberações de forma separada, qualquer divergência inconciliável exigirá a intervenção de uma comissão mista composta por sete membros. Em último caso, a decisão poderá ser tomada pelo diretório nacional, caso o impasse persista entre os aliados.
Para mais informações sobre o cenário político mato-grossense, acompanhe as atualizações do RepórterMT.
Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de RepórterMT
- Eleições no Peru: Roberto Sánchez pede anulação de votos do exterior para reverter placar - 24 de junho de 2026
- Bióloga é condenada a 6 anos no semiaberto por atropelamento que causou duas mortes em Cuiabá - 23 de junho de 2026
- Carro de vereador Caio Cordeiro é arrombado e notebook furtado em estacionamento de atacadista em Várzea Grande - 23 de junho de 2026
↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓
↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓
Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) -







Assine o Canal










Adicionar comentário