fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MATO GROSSO MULHER & FAMÍLIA POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa tem pela primeira vez uma mulher na presidência após 37 homens ocuparem a cadeira desde 1835

(Last Updated On: 30 de março de 2019)

Instalada em 03 de Julho de 1835, provisoriamente como parlamento da província de Mato Grosso, a Assembleia legislativa nunca tinha tido a frente de sua presidência uma mulher, mas, isso é coisa do passado agora, Janaína Riva (MDB – Vice presidente da ALMT), assume o cargo com o afastamento médico do presidente Eduardo Botelho.

Em janeiro deste ano, Janaina foi chamada de futura governadora pelos lideres sindicais e ovacionada pelos servidores como a sucessora de Mauro Mendes,em 2022

Com apenas 30 anos de idade, Janaína Riva já pode se considerar uma das maiores lideranças políticas de sua geração, sendo também criada no meio político, herdou do pai, José Riva o gosto pela trato contínuo com a população e suas mazelas, que é a maior missão do político.

Natural de Juara, nascida em 27 de Janeiro de 1989, Janaína Riva, mudou-se pra Cuiabá com apenas 6 anos de idade aonde completou os ensinos fundamentais e médio.

Apaixonada pela cidade natal voltou a morar em Juara aos 16 anos, e por lá se firmou cedo nas militâncias da juventude mato-grossense, participando a princípio da Juventude 45 graus do PSDB.

O afastamento do presidente

Com o afastamento do deputado democrata, Eduardo Botelho, por 120 dias, que tira uma licença agora em abril, de quatro meses para realização de uma bateria de exames, Janaína assumirá naturalmente a vacância da cadeira na Assembleia

Mulher forte na política

Janaína Riva chegou a vaga de deputada na Assembleia Legislativa novamente, com expressivos 51.503 mil votos obtidos nas urnas, colocando-a na liderança, na disputa por uma vaga no Parlamento estadual no último 7 de outubro de 2018. Aliás, a emedebista foi a primeira mulher a ser eleita em primeiro lugar na história do estado.

Seu prestígio é tão grande, em particular, com os servidores públicos estaduais, que em 18 de janeiro, em uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, a emedebista foi chamada de futura governadora pelos lideres sindicais e ovacionada pelos servidores que assistiam o debate, como a sucessora de Mauro Mendes (DEM), em 2022.

Em 2016, quando Pedro Taques (PSDB) era governador do Estado, a deputada ganhou a confiança do funcionalismo público durante a greve geral, ao definir de que lado estava na mesa de negociação, na discussão pelo pagamento da RGA.

E mesmo agora, quando sua legenda faz parte da base de apoio do gestor estadual, Mauro Mendes, Janaina não se furtou em voltar a defendê-los, mostrando sua independência política dentro da Casa de Leis.

Ainda para se ter uma ideia de sua votação no último pleito, o segundo lugar que foi assegurado por Ondanir Bortolini, conhecido como Nininho, teve 13 mil votos a menos que a parlamentar.

Em sua conta no Instagram, a parlamentar agradeceu Botelho pela oportunidade de proporcionar não só a ela, mas a todas as mulheres este momento único: um lugar no pódio, na difícil luta de assegurar um espaço de poder, em um mundo ainda absolutamente machista. 

Atualmente vice-presidente, a deputada assume o comando do Parlamento após 37 homens presidirem a Assembleia. Nas redes sociais, ela prometeu a Botelho que ‘corresponderia à altura sua confiança’.

De um para outro Parlamento

O afastamento de Botelho do Legislativo ainda abriu vaga para o vereador social democrata,Toninho de Souza. Que troca a Câmara de Cuiabá por uma cadeira em outro Parlamento. toninho de souza

O vereador disputou uma das 24 cadeiras da Asssembleia, em 2018, e obteve 17.133 votos, o que lhe garantiu a terceira suplência da coligação “Pra Mudar Mato Grosso IV”, composta por DEM; PDT; PSC; MDB; PHS; PMB e PSD.

A primeira suplência ficou com Romoaldo Júnior (MDB), que assumiu a vaga deixada por Alan Kardec (PDT), atualmente secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.

Com informações de O Bom da Notícia – Marisa Batalha

 

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 27 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook