fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

ALTA FLORESTA MATO GROSSO ÚLTIMAS NOTÍCIAS UTILIDADE PÚBLICA

Procon alerta para dez principais direitos do consumidor que todo idoso precisa saber

(Last Updated On: 5 de outubro de 2020)

Bruno Felipe / Com informações Assessoria Procon/MT

Foi celebrado no último dia 01 de outubro, o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A data busca sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, de proteção e cuidados para com a população da melhor idade. O Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), publicado ainda em 1990, antes mesmo do Estatuto do Idoso (Lei N°10.741/2003), prevê proteção a este público.

O CDC instituiu a figura do indivíduo hiper vulnerável, como forma de proteger os consumidores de situações abusivas. Segundo o artigo 39: “é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços”. Assim, no mês do idoso, o Procon-MT apresentou, por meio da assessoria de comunicação, os dez direitos do consumidor que todos os idosos de Mato Grosso precisam saber:

       1. Atendimento prioritário: É direito do idoso ter atendimento preferencial em órgãos              públicos e estabelecimentos comerciais, com caixas específicos para atendimento deste                      público e devidamente sinalizados;

  1. Assento preferencial: É direito do idoso ter assentos de uso preferencial, devidamente sinalizados, nas agências bancárias (Lei Estadual n° 8.655/2007); 3. Educação e cultura: Todo idoso tem direito a 50% de desconto nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer. É necessária apenas a apresentação de carteira de identidade; 4. Transporte intermunicipal e interestadual: Todo o idoso, aposentado e pensionista (com idade igual ou superior a 60 anos) com renda igual ou menor que dois salários mínimos têm o direito de viajar de graça no sistema de transporte rodoviário intermunicipal (Lei nº 8.823/2008). A lei estadual assegura duas vagas gratuitas por veículo acima de vinte lugares e uma vaga gratuita para veículos de até vinte lugares.

Os assentos destinados são de uso exclusivo para esta finalidade e não podem ser comercializados. Eles devem estar identificados de forma visível, com a informação “vagas reservadas”. Quando as vagas estiverem excedidas no dia, horário e empresa que o idoso deseja, o beneficiário tem o direito de receber pelo menos 50% de desconto no valor da passagem. O mesmo se aplica a percursos interestaduais (Decreto n° 9.921, de 2019).

  1. Transporte coletivo: Pessoas acima de 65 anos têm direito a utilizar gratuitamente o transporte coletivo público urbano e metropolitano, além de ter assentos preferenciais (mínimo 10%); 6. Vagas em estacionamentos: É obrigatória a reserva de 5% das vagas em estacionamentos públicos e privados para os idosos. A localização dessas vagas deve garantir comodidade do idoso. Quanto às vagas em vias públicas, desde 2010 existe uma lei federal que destina 5% delas para o uso exclusivo de veículos conduzidos por idosos ou que os transportem; 7. Empréstimos consignados: Para proteção do público acima de 60 anos, a autorização para contratação do empréstimo consignado, feita pelo idoso, deve ser prévia, expressa e por escrito – portanto é proibida a contratação por telefone. Além disso, as instituições financeiras só podem procurar aposentados e pensionistas para oferecer empréstimos, financiamentos e cartões de crédito após 180 dias da concessão do primeiro benefício. E lembre-se: empréstimos só devem ser contratados em casos de extrema necessidade; 8.Programas habitacionais: É direito do idoso a reserva de 3% das unidades residenciais de programas habitacionais públicos;
  2. Plano de saúde: Para os contratos que foram firmados após 1º de janeiro de 2004, o último reajuste do plano de saúde por faixa etária só pode ocorrer até os 59 anos; 10. Plano de saúde empresarial: No caso de plano de saúde contratado pela empresa, caso o idoso seja demitido sem justa causa ou se aposente, ele tem o direito de continuar com o mesmo plano (individual ou familiar), desde que: tenha contribuído para o custeio do seu plano e que passe a pagar a mensalidade no valor integral dela.
COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 25 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook