fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

CHINA EM DESTAQUE MUNDO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Por que a China está construindo buraco de 11 km de profundidade 

(Last Updated On: 7 de junho de 2023)

A China começou a cavar um enorme buraco, que terá mais de 11,1 quilômetros de profundidade.

O trabalho de perfuração começou na semana passada em Taklamakan, o segundo maior deserto de dunas do mundo, localizado na região autônoma uigur de Xinjiang, no noroeste do país.

O poço vai atravessar mais de 10 estratos geológicos e vai atingir camadas que remontam ao Período Cretáceo do planeta, entre 145 e 66 milhões de anos atrás, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

O projeto tem duração prevista de 457 dias, nos quais vão ser operadas mais de 2.000 toneladas em equipamentos e máquinas.

Os responsáveis ​​pelo maior projeto de perfuração da história do país asiático afirmam que o poço tem dois objetivos: científico e econômico (entenda abaixo).

Iniciativa ambiciosa

Trata-se do maior projeto de escavação da China, que pela primeira vez vai romper a barreira de 10 quilômetros em um poço.

“A perfuração do poço tem dois propósitos: pesquisa científica e descobrir gás e petróleo”, disse Lyu Xiaogang, representante da Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC, na sigla em inglês), a maior empresa de petróleo e gás do país e uma das maiores do mundo.

Em um vídeo explicativo, ele garante que o projeto vai servir para reforçar as capacidades tecnológicas da PetroChina (gigante empresarial controlada pela CNPC e negociada na bolsa de valores de Hong Kong) em escavações de grande profundidade e fabricação de novas máquinas.

“Para estudar os 10 quilômetros mais próximos da superfície, costumamos usar outras técnicas, como tomografia sísmica e de outros tipos. Esses tipos de projetos são muito úteis porque fornecem evidências físicas para apoiar essa pesquisa”, explica o geofísico chileno Cristian Farías, diretor de obras civis e geologia da Universidade Católica de Temuco, no Chile, à BBC News Mundo, serviço de notícias em espanhol da BBC.

Além disso, segundo ele, o projeto da China “permite testar os avanços tecnológicos mais inovadores”, e por isso, “pode abrir uma era de exploração muito interessante”.

Gás e petróleo

Em relação ao segundo objetivo, a CNPC afirmou que está explorando novos campos ultraprofundos de petróleo e gás no noroeste do país.

As reservas de hidrocarbonetos em profundidades extremas do subsolo —geralmente abaixo de 5 quilômetros — costumam estar localizadas em áreas marinhas, como os oceanos, onde as camadas de rocha e sedimentos são mais espessas, embora também se encontrem em certas áreas terrestres, como em bacias sedimentares profundas.

É o caso da bacia do Tarim, onde está localizado o deserto de Taklamakan, que pode abrigar grandes reservas de petróleo e gás natural.

Mas sua exploração apresenta, segundo especialistas, desafios técnicos e tecnológicos significativos devido às condições difíceis do subsolo, como alta pressão e temperaturas extremas.

“E a estabilidade desse poço também é um grande desafio”, acrescenta Farías.

Embora a antiga União Soviética tenha conseguido ultrapassar os 12 km de profundidade, especialistas afirmam que atingir níveis tão baixos da crosta terrestre continua sendo algo extremamente complexo atualmente.

“A dificuldade de construção deste projeto de perfuração é como dirigir um grande caminhão sobre dois cabos de aço finos”, comparou Sun Jinsheng, cientista da Academia Chinesa de Engenharia, em entrevista à agência de notícias Xinhua.

Além disso, o deserto de Taklamakan é considerado um território hostil para trabalhar, com temperaturas extremas que chegam a -20ºC no inverno e a quase 40ºC no verão.

BBC

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 3.266 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook