Notícias do Estado

Forças de segurança vão atuar no combate às queimadas urbanas e rurais

Por meio do número 193 do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o cidadão poderá denunciar casos de queimadas urbana e na zona rural do Estado, pois a queima será proibida por 90 dias, de 15 de julho até o dia 15 de outubro. Em Cuiabá, foi lançada nesta segunda-feira (18) a Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas 2018 e  assinado o protocolo de intenções em Defesa do Meio Ambiente para a implantação da Brigada Mista.

 

Por meio de trabalho integrado entre o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil municipal, as bases de operacionais dos Bombeiros localizados no Verdão, na Av. Fernando Corrêa, no Distrito Industrial e no bairro 1º de Março – Região da Grande CPA, contará com brigadistas que vão atuar com caminhões pipas, motoristas e brigadistas, além de operar ao lado do Corpo de Bombeiros.

 

Os esforços para evitar danos ao meio ambiente uniram o Ministério Público Estadual, Juizado Volante Ambiental, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública por meio do Corpo de Bombeiros, Polícia Judiciária Civil e a Polícia Militar, por meio do Batalhão Ambiental.

 

De acordo com as informações da Delegacia do Meio Ambiente (Dema), a unidade vai entrar em parceria com ações de repressão e responsabilização criminal. O acionamento será feito pelos órgãos que integram o protocolo de intenções para coibir as queimadas na área urbana. O procedimento criminal instaurado pela Dema será diante da constatação das ocorrências será encaminhado ao Ministério Público e ao Juizado Volante Ambiental (Juvam).

 

“Todo esse trabalho conjunto com os demais órgãos é para dar atenção especial a um problema tão grave que atinge a saúde pública”, disse a titular da Dema, delegada Alessandra Saturnino.

 

Além de Cuiabá, o Corpo de Bombeiros vai atuar no combate às queimadas nos 18 municípios em que está instalado e mais 10 brigadas municipais mistas, que vão funcionar por meio da integração da instituição com bombeiros militares como coordenadores, brigadistas contratados pelas prefeituras e a iniciativa privada com a doação de uniformes e locação de veículos.

 

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) procurou os municípios no início do ano para firmar parceria e 10 prefeituras aceitaram como Claudia, por exemplo. Uma dessas Brigadas Mistas é finalista de um prêmio de ações de sustentabilidade ambiental. “A implantação de mais brigadas depende do financeiro dos entes, bombeiros, entidades privadas e prefeituras”, explicou o comandante do BEA, tenente-coronel BM Dércio Santos da Silva.

 

 

Ele informa que no plano de operações dos Bombeiros ainda há 7 bases de descentralizadas e uma delas, a de Sorriso, foi ativada no dia 31 de maio devido aos riscos de fogo com a colheita do milho. “Também há as equipes de intervenção de nível operacional de combate aéreo e forças integradas como Ibama, ICMBio, caso necessário”.

 

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia Francisco, disse durante o lançamento da Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas 2018, que a gestão investiu no aparelhamento do Corpo de Bombeiros, o que tem sido fundamental para o trabalho da corporação. Ele lembrou ainda dos investimentos em pessoal com a convocação de 450 soldados, capacetes Gallet, além do aumento da frota de veículos para as forças de segurança.

 

“Para que haja combate efetivo contra as queimadas urbanas, que são proibidas o ano todo, é necessário que a população denuncie os infratores e ligue no 193 sempre que avistar um incêndio”, finalizou.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Forças de segurança vão atuar no combate às queimadas urbanas e rurais
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

PERGUNTINHA DO MÊS:

Apesar da legalidade, você acha correto os vereadores saírem de férias (recesso) de meio de ano, por 30 dias, com a cidade de Alta Floresta praticamente abandonada as moscas com problemas no setor da saúde e de obras, tais como: queimadas, poeira nos bairros, ruas esburacadas, falta de remédios, falta de médicos, semáforos que não funcionam, maquinário quebrado, caminhões quebrados, coleta de lixo deficiente, lixão a céu aberto, perda de verbas estaduais para o município e tantas outras mazelas que assolam a nossa cidade?

SIGA-ME OS BONS…

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: